24 set 2018

Ansiedade / Transtornos e Patologias em geral

Comments: Nenhum comentário

Auto Controle: 5 Dicas De Como Melhorar O Seu Agora

Podemos definir auto controle como a habilidade de deixar nossos impulsos de lado em função de ganhos a médio e longo prazo. É o que nos faz abrir mão de uma deliciosa fatia de bolo de chocolate pensando na perda de peso que essa escolha trará. Ou quando resistimos à vontade de navegar nas redes sociais para realizar alguma atividade que exige foco total.

Na verdade, essa capacidade de resistir àquilo que proporciona uma recompensa imediata é o que nos diferencia de nossos ancestrais e do resto do reino animal, graças ao nosso córtex pré-frontal.

Nesse artigo você confere algumas dicas simples e práticas para ter mais auto controle e alcançar seus objetivos.

5 Dicas para melhorar o autocontrole

  1. Defina com clareza seus objetivos. Uma forma muito eficaz para melhorar o autocontrole é ter clareza sobre os ganhos e perdas envolvidos na realização de um objetivo. Por exemplo, se você pretende emagrecer, pense detalhadamente nos benefícios que isso trará, em termos de saúde, bem-estar e autoestima. Também é preciso definir mentalmente o que você terá que eliminar do seu dia a dia para ter sucesso. Procure analisar racionalmente por que as comidas e hábitos que levam ao ganho de peso são tão prazerosos e busque substitutos alinhados ao seu objetivo.
  2. Traga consciência para o momento presente. Quando sentir que está prestes a perder o auto controle, respire fundo e preste atenção na própria respiração. Assim ficará mais fácil avaliar racionalmente que se trata de uma escolha e assim tomar a melhor decisão. Com o tempo, essa prática se tornará um verdadeiro hábito e você perceberá como ficará muito mais fácil resistir a impulsos que trazem consequências indesejadas.
  3. Evite ao máximo as tentações. Se você está tentando parar de fumar, simplesmente não tenha um maço de cigarros em casa. No começo, também é preciso evitar hábitos que atuam como gatilhos sobre o desejo de fumar, como consumir bebidas alcoólicas e café. Até mesmo estar na companhia de outros fumantes pode entrar na lista do que precisa ser evitado. Tenha em mente que você não precisará passar o resto da vida se esquivando de situações. Essa é apenas uma forma de facilitar as coisas enquanto você está aprendendo a fortalecer seu auto controle e adquirindo novos hábitos.
  4. Não minta para si mesmo. Se o objetivo é ir para a academia à noite, para que se enganar dizendo vai dar só “uma descansada” no sofá, se você sabe que não vai conseguir levantar depois? Ou, se você precisa terminar uma tarefa urgente e difícil, não se iluda achando que conseguirá ficar somente “uns 10 minutos” no Facebook para relaxar um pouco. Esse tipo de atitude só aumenta a sensação de que “não conseguimos” fazer as coisas que precisam ser feitas. Se você realmente decidir optar por algo que não se alinhe ao seu objetivo, assuma, sem a desculpa de que “não conseguiu evitar”.
  5. Procure ajuda especializada para aumentar seu autocontrole. As dicas acima são eficazes para ter mais auto controle, mas há situações em que é necessário buscar ajuda especializada com um profissional de psicologia. Procurar ajuda profissional vai ajudar a entender o que está por trás dos comportamentos sabotadores do auto controle. Muitas vezes, a dificuldade em alcançar certos objetivos está relacionada a medos profundos e inconscientes, que só podem ser trazidos à tona e enfrentados através da psicoterapia.

Aumentar o auto controle é um grande passo na conquista de uma vida com mais realizações. Algumas dicas eficientes para isso incluem definir objetivos com clareza, trazer consciência para o momento presente, se esquivar das tentações e ser honesto consigo mesmo.

Às vezes, essas ações não são suficientes e é necessário buscar ajuda psicológica especializada para entender porque é tão difícil basear nossas escolhas na racionalidade. De qualquer forma, trata-se de um esforço totalmente válido e que certamente tratá resultados extremamente positivos a médio e longo prazo.

Esse artigo tem caráter informativo, se você se identificou com qualquer sintoma busque ajuda profissional, consulte um psicólogo em Bragança Paulista no Instituto Integrado de Psicologia.

IIPB – Instituto Integrado de Psicologia Bragança.

Fone: 11 2277-4283 ou whatsapp: 971438628

Psicólogo em Bragança Paulista e região. – Atendimento infantil, adolescente e adulto.

www.iipb.com.br

Deixe uma resposta

Whatsapp!