psicoterapia 28 out 2017

Psicoterapia Individual

Comments: 2 Comentários

psicoterapia individual

O que é Psicoterapia Individual e para que serve?

Muitas vezes sentimos que nossa vida não está no rumo que gostaríamos, sentimos um vazio enorme, conflitos internos e externos ou até mesmo dúvidas e pensamentos que ocupam nossa cabeça trazendo ansiedade, interferindo em nosso dia dia e em nossos relacionamentos. Nesse momento sintomas como a depressão, síndrome do pânico, compulsões alimentares ou diversos outros sintomas psicológicos podem surgir e colocar nossa saúde mental e saúde física em risco.Por isso, a psicoterapia é o tratamento mais recomendado, mas você sabe o que é psicoterapia? Ainda não?Confira mais a seguir

Psicoterapia individual

Trata-se de um método profundo baseado na fala, que busca elementos inconscientes significantes e auxilia na tomada de consciência, fazendo com que as pessoas tenham maior conhecimento sobre elas mesmas e tenham poder sobre suas próprias vidas e escolhas. Através da psicoterapia individual é possível entender suas emoções, assim como pensamento reprimidos, desejos, sentimentos e condutas.

Compreender seus desejos, emoções e atitudes é o primeiro passo para a autoestima e para a projeção futura. Além disso, quando conhecemos a fundo nosso ser, temos o poder de nos relacionar melhor com as pessoas em nossa volta.

psicoterapia (1)Como funciona a psicoterapia Individual?

As sessões são feitas com um psicólogo, a psicoterapia é um processo e sua duração depende de cada paciente, não há um período definido. Geralmente a frequência é semanal, em alguns casos pode ser feita em mais de uma vez por semana, a duração de cada consulta é de 50 minutos. É importante identificar o que te causa mal estar e quais são seus reais problemas para poder enfrentar o mesmo de frente.

A base de uma psicoterapia é a fala, é necessário dizer ao profissional tudo o que vier a sua mente, para que diversos elementos possam ser trabalhados durante a análise. Através da psicoterapia individual é possível trabalhar vários aspectos como ansiedade, depressão, insegurança, assim como melhorar relacionamentos como um todo, por exemplo.

Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Essa é uma pergunta que sempre é feita por pacientes e pessoas que não sabem: Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

O psiquiatra é um profissional formado em medicina e que após a faculdade fez uma especialização em psiquiatria, o diagnóstico e tratamento é feito através do sintoma e normalmente prescrita uma medicação que irá aliviar o sintoma, mas não irá tratar a causa.

Por exemplo: Ele poderá prescrever um antidepressivo para aliviar os sintomas da depressão, mas dificilmente isso dará conta de um tratamento para a depressão, uma vez que a real causa está ligada com a história de vida do paciente, suas escolhas e sua condição psicológica.

O psicólogo é um profissional formado em psicologia, que estuda durante os 5 anos de faculdade o funcionamento da mente humana em diversas abordagens e após a faculdade escolhe uma abordagem e uma área de especialização, uma delas é a psicologia clínica praticando a psicoterapia, seja ela individual, casal ou em grupo. Esse profissional irá buscar a causa do problema e trabalhar com o paciente visando aliviar seu sofrimento e poderá inclusive trabalhar em conjunto com o psiquiatra em alguns casos.

Esse texto tem caráter informativo, se você se identificou com qualquer sintoma procure um psicólogo.

IIPB – Instituto Integrado de Psicologia Bragança – Clínica de Psicologia em Bragança Paulista, Atibaia e região.

 

2 Comentários

  • Kiko

    Me sinto perdido, sem direção. Minha mente esta cansada, não tenho vontade de lutar mais…
    Isso e sinal de depressão?

    outubro 17, 2018 | Reply

    • admin Autor

      Ola, boa tarde. Isso pode sim ser um sintoma de depressão, recomendamos que busque ajuda profissional para um diagnóstico e tratamento. Estamos à disposição.
      Equipe IIPB

      novembro 28, 2018 | Reply

Deixe uma resposta

Whatsapp!