Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica consiste em uma investigação detalhada e profunda das diversas funções cognitivas: memória, linguagem, raciocínio, atenção, percepção, aprendizagem, funções motoras, sensoriais, funções executivas, emocionais, humor e comportamento da pessoa, com o intuito de identificar possíveis comprometimentos funcionais neurológicos.

Utilizando-se de testes específicos, escalas e procedimentos padronizados, é possível analisar com detalhes a relação do funcionamento cerebral de um individuo com o seu comportamento, a fim de auxiliar no psicodiagnóstico, na compreensão da extensão de possíveis perdas de funções cognitivas, estabelecer intervenções específicas e desenvolver um planejamento para a reabilitação do paciente.

Como é feita a avaliação neuropsicológica?

Primeiramente é feita uma avaliação e anamnese inicial para que possa ser definido qual será o próximo passo, em relação ao número médio de sessões, seleção dos testes, baterias e escalas que serão utilizados e valores, dependendo de cada caso e cada investigação específica.

A avaliação neuropsicológica pode ser solicitada pelo neurologista, psiquiatra ou pelo próprio paciente, pode ser aplicada tanto em crianças quanto em adultos e idosos.

A neuropsicologia é uma ciência que ganhou espaço a partir do estudo da relação entre o comportamento humano e o funcionamento cerebral.

Existe uma ampla utilização da avaliação neuropsicológica, ela pode ser solicitada para detectar algum tipo de lesão ou desordem cerebral, para quadros de demência, para identificar sequelas de traumas como o AVC, acidente vascular cerebral, para o diagnóstico de transtornos do espectro autista, diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e dificuldade de aprendizagem escolar, é usado também para identificar e diferenciar transtornos psicológicos de transtornos de ordem neurológica e para o acompanhamento e reabilitação neuropsicológica afim de desenvolver novas estratégias para lidar com as dificuldades que possam ser enfrentadas pelos pacientes.

Quem realiza a avaliação neuropsicológica?

Quem realiza a avaliação neuropsicológica é um neuropsicólogo, profissional formado em psicologia que fez Pós Graduação em Neuropsicologia, é essencial que o profissional seja habilitado em Neuropsicologia, uma vez que apenas a formação em psicologia não garante ao profissional uma atuação sólida para diagnosticar e reabilitar pacientes com déficits cognitivos.

Avaliação Neuropsicológica em Bragança Paulista

Se você está buscando Avaliação Neuropsicológica em bragança paulista entre contato com o IIPB, conheça nossos profissionais da Neuropsicologia.

× Whatsapp!