avaliação psicologica 28 out 2017

Avaliação Psicológica

Comments: Nenhum comentário

Avaliação Psicológica: O que é e como funciona?

Você sabia que a Avaliação Psicológica é usada em diversos procedimentos, desde a contratação em uma empresa, para tirar a carteira de motorista, para porte de armas ou até mesmo solicitada por pais e professores para a avaliação de alunos em idade escolar?

A Avaliação Psicológica nada mais é que um procedimento usado por profissionais da área da psicologia com o fim de avaliar a saúde psicológica de uma pessoa.A mesma é feita através de alguns instrumentos como testes, entrevistas, análise de dados e observações.

avaliação psicologica

O que é analisado na Avaliação Psicológica?

Respostas quanto a inteligência, personalidade, emoção, percepção, memoria e personalidade, podem ser medidas depois da avaliação.
Em alguns casos a Avaliação Psicológica é solicitada por um órgão, por exemplo, no momento de uma pessoa querer tirar sua carteira de habilitação. Mas porquê?

O motivo é simples. Sempre quando uma pessoa solicita algo que pode colocar em risco sua vida e de outras pessoas, é normal pedir uma Avaliação Psicológica. Nesse caso, o indivíduo deve demonstrar que tem condições psicológicas para conduzir um veículo sem colocar em risco sua integridade física e a dos demais.

A Avaliação Psicológica também é solicitada quando vamos ser admitidos em um trabalho, pelo simples fato de saber se a pessoa possui características que coincide com a vaga apresentada.

Uma avaliação para prova, geralmente é feita no mesmo dia. No entanto se é uma avaliação diagnóstica o procedimento pode ser mais longo e levar algumas sessões com duração de 50 minutos cada uma para melhores resultados.

Através da avaliação é possível obter respostas que podem auxiliar o indivíduo a resolver problemas internos e externos, manter melhor relacionamento com o mundo e descobrir-se como pessoa, com a intenção de sempre melhorar a autoestima e a maneira em que se relaciona com o mundo exterior.

avaliação psicologica bragança

Esse texto tem caráter informativo, se você se identificou com qualquer sintoma procure um psicólogo.
IIPB – Instituto Integrado de Psicologia Bragança – Clínica de Psicologia em Bragança Paulista, Atibaia e região.

Deixe uma resposta

Whatsapp!